Histórico da escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mª Izaura da Costa Cruz foi fundada através do decreto lei nº 416 de 03/06/85. O motivo de sua criação foi o elevado índice de crianças na faixa etárias de 07 a 14 anos existentes no bairro e suas adjacências.
A escola recebeu este nome em homenagem a Professora Maria Izaura da Costa Cruz, pelo trabalho dedicado a alunos do curso primário, nesta capital. A mesma veio a falecer no dia 26/12/1983 às 9 horas da manhã no hospital do 5º Batalhão de Engenharia, vítima de uma operação de vesícula.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Izaura da Costa Cruz, teve como primeira diretora a Profª Maria Helena de Souza Almeida. Atualmente a escola se encontra sob a direção da Profª Joana D’arc Vieira de Carvalho e dos vice-diretores Clarice Teresinha Alvares e Maria Aparecida Nogueira de S. Melo. Atualmente estamos sem secretário. A escola atende as uma clientela de baixa e média renda, nas modalidades do ensino fundamental do 1ª ao 9ª ano e a EJA(Educação de Jovens e Adultos) de 1ª a 8ª série, com um total de 903 alunos matriculados atualmente no ano de 2011. O prédio da escola é cedido também para atendimento ao cursinho pré-vestibular oferecido pela prefeitura de Porto Velho. Nossa clientela não é composta apenas de alunos das adjacências, pois atendemos bairros distantes como JK, São Francisco, Nacional, Tancredo Neves, União da Vitória e outros. Contamos com um belo ginásio construído na gestão do atual prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, que atende a toda a comunidade Portovelhense, além da construção de uma quadra descoberta para uso dos alunos da escola. Na escola funciona a eleição para escolha de diretores por um mandato de 3 anos. Atualmente a escola desenvolve programas como MAIS EDUCAÇÃO, que atende a clientela escolar no contra turno, ESCOLA ABERTA aos finais de semana com oficinas de esporte, cultura e lazer, contando também com oficinas de apoio financeiro, tudo isso só é possível com uma gestão atuante, participativa e democrática, que temos procurado desenvolver na escola. Retornamos no ano de 2011 com o projeto PIRUETA atendendo a crianças da escola, das proximidades e de outras escolas da rede municipal. (PROJETO DO BALÉ), atendendo também no contra turno as terças e quintas-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário